Hoje em dia existe um excesso de categorização quando o assunto é formas de se alimentar.
São tantos termos que deixam qualquer pessoa confusa. Esse artigo é um mini-glossário.
Meu objetivo aqui é somente descrever o que cada termo significa e NÃO fazer julgamento de valor e dizer qual é a melhor ou a mais saudável.
Não sou nutricionista ou médico.
Qualquer mudança que você queira fazer na sua alimentação, estude e se informe bastante ou, o ideal, consulte um profissional da area.
Disclaimer feito, vamos lá:
A pessoa ovolacto-vegetariana é o que a maioria das pessoas chamam apenas de vegetariano(a). Uma pessoa com esse tipo de alimentação exclui qualquer tipo de carne mas continua consumindo ovos, leite e seus derivados e mel. Dentro do vegetarianismo é um dos grupos com maior número de adeptos.
A pessoa lacto-vegetariana além da exclusão das carnes, os ovos também são retirados do seu cardápio, consumindo leite e seus derivados e mel.
Um grupo pouco conhecido são das pessoas ovo-vegetarianas que eliminam carnes, leite e derivados da alimentação, mas mantém o consumo de ovos e mel.
Menos conhecido ainda a pessoa pesco-vegetariana ou pescetariana excluí carnes de animais terrestres, mas consome peixes e frutos do mar. Quanto a ovos, leite e derivados e mel não há uma restrição, podendo ou não serem consumidos.
Esse tecnicamente é o vegetariano “verdadeiro” porque q pessoa vegetariana estrita não se alimente de nenhum alimento que seja de origem animal incluindo o mel, ou seja, possui uma alimentação estritamente vegetal.
A pessoa vegana é alguém que além de não consumir nenhum alimento de origem animal estende isso para outras areas da sua vida, como por exemplo higiene pessoal, vestuário, cosméticos e entretenimento. A busca é por eliminar, dentro do possível e do praticável, qualquer coisa que tenha causado a exploração e crueldade aos animais.
A pessoa crudívora se alimenta apenas de vegetais crus e/ou aquecidos até no máximo de 40°C, podendo ser preparados através de processos de germinação, fermentação ou desidratação além de refino.
A pessoa frugívora possuem uma alimentação baseada majoritariamente em frutas, mas também consome vegetais e certas castanhas e também não aquece os alimentos acima de 40°C.
A pessoa flexitariana tem uma alimentação baseada em vegetais mas que eventualmente, em poucas refeições na semana, consomem algum tipo de alimento que seja de origem animal.
A pessoa reducetariana se alimenta em grande parte por vegetais mas que busca reduzir o consumo de alimentos de origem animal mas não se limita a poucas refeições por semana, e sim simplesmente diminuir a quantidade.
Para encerrar, eu queria deixar o recado para aqueles que estão num processo de mudança e não se identificaram com nenhuma das definições acima.
Não se sinta pressionado(a) em tentar se encaixar em algum grupo.
Faça a sua transição no seu tempo de forma segura e saudável. Afinal, todos buscamos uma melhora na qualidade de vida que seja sustentável ao longo de muitos anos.
Até a próxima.
Fontes:
https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e
https://veganismo.org.br/veganismo/
https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/crudivorismo.htm
http://www.nandacury.com/frugivorismo/
https://vitat.com.br/dieta-pescetariana/
https://blog.nutrify.com.br/saiba-o-que-e-flexitariano-e-os-seus beneficios/
https://claudia.abril.com.br/sua-vida/reducitarianismo-alternativa reduzir-consumo-carne/
Deixe um comentário