Eu não sei se você já teve a curiosidade de contar quantas semanas teremos em 2022. Pois é, serão de 54 a 55 semanas durante esse ano. Tempos atrás, nós tínhamos com mais ênfase a semana da árvore, semana da pátria, semana das crianças…
Entre essas semanas, nós chamamos uma de Semana Santa. Esse ano, ela será entre os dias 10 a 17 de abril. Para a igreja católica essa semana inicia-se com o domingo de ramos, com a entrada “triunfal” de Jesus em Jerusalém. Na quinta-feira, inicia-se o Tríduo Pascal. Quinta feira celebramos a instituição da Eucaristia (última ceia), lava pés. Na sexta-feira a paixão e morte de Jesus. No sábado a grande Vigília Pascal, com a benção do fogo novo, entrada do círio pascal, proclamação do Exulte, que faz memória da páscoa dos nossos primeiros pais libertos do Egito e a nossa contemporânea marcada pela paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Eu descrevo a Semana Santa como: BELA, PROFUNDA, REFLEXIVA, CANSATIVA E MARCANTE, principalmente para os católicos e não católicos também. Sendo assim, eu não consigo conceber o feriado da sexta feira da paixão como momentos para praia, chácara, rancho, viajar… Sei que muitos podem argumentar: mas estamos cansados, estressados, começamos agora a viver a “anistia” das máscaras; concordo com você, mas nós já “curtimos” e ainda vamos “curtir” oito feriados, sem contar os feriados particulares da sua cidade, e sem mencionar que este ano é ano de copa do mundo onde tudo e todos param nos dias de jogos.
Têm cidades que promovem eventos na Semana Santa como shows, bailes, “folias” … Sem contar as famosas excursões. Existem os que argumentam: não sou católico, não sou evangélico, não sou de igreja, seja qual for a denominação, não sou cristão, sou ateu. Infelizmente, este último argumento é cada vez mais crescente a cada ano que passa. Quero antes de mais nada ressaltar aqui que respeito a opinião e opção de todos, pois estamos cansados das intolerâncias. Mas sejamos coerentes então, sejamos ateus, mas não à toa, vamos extinguir os feriados no Brasil. Em um país como o nosso, economicamente quebrado, abaixo aos feriados e vamos trabalhar mais (esse será um tema sobre o qual, em breve, quero refletir).
Deixando as radicalidades de lado, quero na verdade dizer a você que professa sua fé em Jesus Cristo, independente de igrejas ou não: Semana Santa é semana para silenciar mais, ouvir mais, refletir mais, agradecer mais, sossegar mais, ficar com a família, ficar no seu lar, e chegar à seguinte conclusão: diante da guerra, deslizamentos, enchentes, pandemia com 660.586 mortes no Brasil, obrigado Senhor por mais uma Páscoa.
Desejo a você e ao tesouro que é sua família uma Abençoada e renovadora Páscoa
Um abraço,
Frei Edmilson.
Deixe um comentário