(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Colunistas

Home > Notícias > Colunas > 5 erros que fracassam o marketing da sua empresa 
Colunas

5 erros que fracassam o marketing da sua empresa 

5 erros que fracassam o marketing da sua empresa 

Existem diversos pontos que podem influenciar nos resultados das ações de  marketing, mas quero explorar aqui 5 deles que percebo serem os principais na maioria das empresas de pequeno a médio porte. Leia e reflita se você tem vivenciado algum deles  aí no seu negócio. 

  1. Cortar orçamento de marketing em momentos de crise 

Esse sem dúvidas é um dos erros principais. Porém este erro reflete demais nos  resultados da sua empresa simplesmente porque não é por conta da crise que as pessoas deixam de comprar ou buscar informações sobre produtos e serviços. O número de pessoas comprando pode até estar menor, mas sempre existirá alguém precisando do que você vende ou fornece. E é nesses momentos que devemos esquecer a crise e  tentar aproximar as pessoas de nossa empresa. Portanto, cortar verba de marketing por  causa da crise deixa de ser uma alternativa. 

Ao invés de cortar, reduza. Pare de investir em canais que não trazem resultado  e aplique esta verba em outras alternativas mais baratas. O marketing digital e o  inbound marketing são exemplos claros de que é possível gastar menos e alcançar mais.  E o grande detalhe aqui é que você verá os resultados aparecerem de forma gradativa.  Busque profissionais que te ajudem a desenhar essas novas estratégias.

  1. Falta de planejamento 

Tudo que uma estratégia de marketing precisa é ser bem planejada para que  todo o processo aconteça de acordo com o esperado. Se for utilizar estratégias de  marketing tradicional ou digital é o uso dessa ferramenta que vai ditar os resultados. 

O ideal é que esse planejamento ocorra de 2 a 3 meses de antecipação e que seja  feito por pelo menos 6 meses. Além disso, uma estratégia de marketing precisa de  tempo para entregar os primeiros resultados. Não pense que começando hoje, amanhã  você já verá seus resultados aparecendo. Em alguns raros casos, isso até pode acontecer,  mas vai depender muito do produto que se está oferecendo, do envolvimento e  treinamento do seu time e até, influências do seu segmento de mercado. 

Mesmo assim, se apoie e estruture esse novo hábito e você vai perceber como  bons frutos e otimização dos resultados seu negócio terá! 

  1. Trabalhar com as estratégias erradas 

O erro em estratégias é mais comum do que se parece. É necessário você entender que o marketing deve trazer resultados para seu negócio e comprovar através  de números, depoimentos entre outras formas de mensurar, se aquela estratégia deu  certo ou não. 

Muitas vezes vemos uma empresa anunciando em jornal, outdoor, outras mídias  tradicionais, reclamando que investiram e não tiveram resultados. Tenha cautela em  investir em qualquer canal de comunicação. É necessário estudar onde está seu público,  investigar, testar e ir lapidando os meios pelos quais você vai manter uma comunicação.  E, de preferência, usar meios que te tragam informações numéricas para analisar  também o impacto nas vendas. 

  1. Não integrar marketing e vendas 

A integração entre o marketing e o time de vendas nunca esteve tão evidente. A  criatividade estratégica é peça fundamental em qualquer estágio do processo de vendas. Hoje, muitas empresas utilizam softwares que integram as informações de cadastros dos clientes (no ambiente offline e online) para se comunicar com eles.

Através disso podemos construir uma comunicação mais efetiva, não deixando de  responder os clientes, enviando ações específicas para eles e construindo um  relacionamento de fidelização. 

  1. Não definir orçamento anual de marketing 

Como você quer ter sucesso nas vendas se não destina uma parte da sua receita para  ajudar neste sucesso? É impossível você fazer marketing sem investir em marketing. Por isso, quando for colocar um produto ou serviço no mercado, pense em reservar  um percentual da receita para investimentos em marketing. Pense sempre em separar  de 3% a 5% do seu faturamento para aplicar em marketing (tradicional ou digital e  também a soma das duas possibilidades).  

Se algum desses pontos tem tirado seu sono, está na hora de se abrir e buscar ajuda  de profissionais. É possível mudar a rota e vender ainda mais, porém é necessário ter  uma nova visão sobre o que é marketing!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *