(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Mais Lidas

Home > Notícias > Mais Lidas > Três anos após incêndio, Ponte Pênsil de Chavantes é reinaugurada após revitalização
Mais Lidas Regional

Três anos após incêndio, Ponte Pênsil de Chavantes é reinaugurada após revitalização

A ponte pênsil “Alves de Lima”, que liga os municípios de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, foi oficialmente reinaugurada na manhã da última sexta-feira, 20, em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Chavantes. A obra de revitalização custou cerca de R$ 6 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. Entre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Ricardo Madalena, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Codelo, e o prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha.

Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha, agradeceu a atuação de Ricardo Madalena e o papel fundamental do DER. Emocionado, Burguinha também disse que a ponte pênsil, além de tudo, é um símbolo de resistência. “Essa ponte já foi destruída pela guerra, e está aqui; já foi destruída pela água, e está aqui; já foi destruída pelo fogo, e ainda está aqui. A ponte pênsil de Chavantes, apesar de tudo, segue viva!”, afirmou, se referindo aos eventos que, no passado, levaram a outras reconstruções da estrutura.

Sergio Codelo, Superintendente do DER, salientou a celeridade com que a obra foi concluída, dentro do cronograma previsto, e afirmou que o órgão tem se esforçado para devolver à sociedade serviços de qualidade como contrapartida dos impostos pagos pelo contribuinte paulista. Codelo fez questão de citar a atuação do Deputado Ricardo Madalena como representante da região e declarou que o parlamentar é um dos mais presentes no DER, encaminhando as demandas dos municípios. “Sem dúvida é um dos políticos mais preocupados com o conforto e a segurança das rodovias do estado de São Paulo”, afirmou.

Logo após o incêndio em 2020, o Deputado Ricardo Madalena, iniciou as interlocuções com o DER, durante os anos seguintes o Deputado protocolou uma série de ofícios, além de promover diversas reuniões, ações e deliberações para garantir a restauração da ponte.

Após a cerimônia na Câmara, as autoridades fizeram uma visita técnica na Ponte Pênsil revitalizada.

Também estiveram presentes o Presidente da Câmara de Chavantes, Vereador Cesinha, Vereador Juraci de Chavantes, o Presidente da Câmara de Canitar, vereador Chicão, os diretores do DER, José Vigilato e Benedito Ribeiro, o representante da empresa que realizou a obra, Renato Lopes e Andrews Pinto que foi o engenheiro responsável pela obra.

História da Ponte

Em 1920, a Ponte Alves de Lima foi construída para conectar as cidades de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, ambas às margens do Rio Paranapanema. Ela foi designada como patrimônio histórico tanto pelo Paraná quanto pelo estado de São Paulo. A ponte pênsil também é um ícone da Revolução Constitucionalista de 1932, quando foi palco de sangrentas e históricas batalhas.

Com 149 metros de comprimento e um vão suspenso de 82 metros, a ponte era exclusiva para pedestres já havia alguns anos. Em 1985, o Governo do Estado de São Paulo a reconheceu como bem cultural de interesse histórico e tecnológico. O Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná fez o mesmo em 2001.

O incêndio

Em 2020, um incêndio danificou grande parte da ponte pênsil centenária que atravessa o Rio Paranapanema, conectando os estados de São Paulo e Paraná. O incidente ocorreu durante a madrugada de um sábado, em 7 de novembro daquele ano. Segundo as investigações, o incêndio foi criminoso, provocado intencionalmente.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *