Com o aumento dos casos de dengue, a secretaria municipal de saúde vem realizando nesta semana ações de nebulização na região do bairro Eldorado. Esta região é a que mais apresentou casos positivos da doença até o momento, ao todo já foram 17 confirmados em Santa Cruz do Rio Pardo, 27 ainda aguardam o resultado dos exames.
Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica do município, Carol Mariano, a dengue possui quatro tipos de sorotipos, o que está circulando em nossa região é o tipo 2, que já circulou por aqui entre os anos 2000 e 2001. Segundo a enfermeira quem já pegou um tipo não corre o risco de pegar novamente o mesmo tipo.
O governo do estado prevê o aumento dos casos de dengue, em todo o Brasil o número de casos em 2024 já superou o número total de 2023, passando dos 217 mil casos, segundo o ministério da saúde. A nebulização é apenas uma das formas de combater o mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da Zika, Chikungunya e febre amarela.
A melhor forma de combate ao mosquito é cuidando da sua resistência ou terreno, eliminando possíveis focos de criação do mosquito, como o pratinho de vasos de plantas, pneus e outros recipientes que possam manter agua parada, é importante sempre realizar inspeções semanais nos quintais, eliminando qualquer objeto que possa acumular água. Além do combate ao mosquito uma das melhores formas de se protejer do contágio é utilizando repelentes, para evitar a picada.
Deixe um comentário