A famosa “sesta”, costume dos espanhóis e italianos e disseminada também nos países vizinhos ao nosso, devido a colonização por esses povos, vem sendo amplamente discutida como um fator de grande relevância para produtividade no trabalho.
Um estudo de 2019 publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise apontou que 30 minutos de soneca após o almoço entre atletas, trouxe excelente melhoria cognitiva – processo de percepção, raciocínio, memorização.
Ainda diversas pesquisas apontam o cochilo pós almoço como grande beneficiador da disposição, da diminuição do cansaço, e gerador de outros impactos os quais resultam em maior produtividade, como influência no nível de energia pós descanso entre jornadas de trabalho.
A prática, chamada no mundo corporativo de “powernap”, ajuda também no humor, conforme aponta estudo de 2010 publicado na Science Direct. Praticantes ainda relatam se tornarem mais alertaspara resolução de problemáticas diárias e que após o cochilo se sentem revigorados para novos desafios, inclusive se sentindo mais criativos.
A Behavioral Brain Research também publicou estudos, um deles ao examinar o impacto da soneca versus a cafeína ou placebo, pode confirmar que ocochilo é melhor.
Você que é gestor de equipes que tal buscar uma área do cochilo para sua empresa? Disponibilizando sofás, redes, etc para que possam descansar e assim gerarem melhores resultados? Incentive seus funcionários a tirarem uma sonequinha pós almoço, pois certamente terão menos stress no ambiente e muito mais benefícios -para todos!
Deixe um comentário