No dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 5.352 de 1967.
Oswaldo Cruz foi uma personalidade importante na história do combate contra a febre amarela, peste bubônica e varíola, de acordo com informações da Biblioteca Virtual em Saúde. O paulistano foi, inclusive, o primeiro sanitarista a promover a vacinação em massa da população no ano de 1904.
Na época, Oswaldo Cruz vivia no Rio de Janeiro. Jornais lançaram campanhas contra a medida e populares organizaram uma rebelião contra a vacinação, o que fez com que o governo suspendesse a obrigatoriedade da vacina. Mesmo assim, em 1907, a febre foi erradicada na capital carioca e, em 1908, com a epidemia da varíola, o próprio povo procurou os postos de vacinação.
Referência mundial em vacinação desde então, o Brasil garante, através do Sistema Único de Saúde (SUS) todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Santa Cruz do Rio Pardo isso não é diferente. Atualmente, o município tem duas campanhas de vacinação ativas.
A primeira delas é a vacinação contra a influenza ou gripe. A injeção estimula o desenvolvimento de células de defesa e anticorpos contra o vírus causador da doença. Além disso, a campanha é direcionada para bebês acima dos seis meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A segunda campanha é a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, são duas doses com intervalo de 90 dias entre elas.
Para se vacinar, é preciso ir até algum dos postos de saúde da cidade, no horário disponível de atendimento, levar documento de registro e carteira de vacinação. A secretaria de saúde disponibiliza mais informações pelo telefone (14) 3332-2306.
Deixe um comentário