Na última quarta-feira, 14, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idep), principal indicador de educação do Brasil. A pesquisa nacional revela que, em 10 anos, a rede de ensino público do município cresceu aproximadamente 11% na nota média padronizada.
Em 2013, a média geral da rede pública era de 5,5 e, em 2023, saltou para 6,1. Os resultados da rede pública são somados pelas notas das escolas estaduais mais as das municipais de Santa Cruz do Rio Pardo, considerando os anos iniciais e finais de cada instituição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A pesquisa é feita a cada dois anos e, desde 2017, os dados apontam que as escolas de ensino municipal têm sido líderes na cidade com médias maiores que as da rede estadual. De modo geral, a diferença se dá por décimos. No ano passado, por exemplo, a educação do estado ficou com 5,9 de média, enquanto a do município, 6,4.
Se comparados com 2021, os números melhoraram, mas, ainda assim, não superaram 2019, ano em que o ensino público alcançou o recorde de maiores médias, sendo 7,1 nos anos iniciais e 5,7 nos anos finais.
Quanto à educação primária, Santa Cruz lidera entre as cidades da região. De acordo com os últimos resultados, o município está na frente de Ipaussu, Chavantes, Bernardino de Campos, Ourinhos, Assis e Bauru.
Clique para conferir os resultados na página oficial do INEP.
Deixe um comentário