Nos próximos dias 18 e 19 de outubro, a Caravana Poesia Cantada, projeto realizado na cidade em abril deste ano, terá uma nova etapa em Santa Cruz do Rio Pardo diante do sucesso de público alcançado.
O projeto recebeu o incentivo da Lei Rouanet, através do patrocínio da empresa Santa Massa, além do apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz pela Secretaria de Cultura. “O evento foi um sucesso, e resolvemos abrir novas vagas para a oficina e realizar novas apresentações”, conta a diretora e produtora cultural, Danielle Abujamra.
A diretora explica que a Caravana Poesia Cantada “é um projeto sociocultural e educacional, que pretende levar a arte para dentro da escola, utilizando a linguagem musical para apresentar obras de grandes poetas brasileiros, envolvendo educadores e alunos, além do público em geral”, destaca.
O espetáculo é inspirado nas poesias de Manoel de Barros e encerrará o projeto com a apresentação Crianceiras no Palácio da Cultura. Ainda, antes dos encontros de outubro, o grupo organiza uma oficina.
Direcionada aos educadores e profissionais ligados à cultura e às artes, a oficina de capacitação desenvolvida por Cibelle Rosa propõe um ciclo de aprendizagem.
A conversa começa com uma sensibilização artística sobre como trabalhar a poesia em sala de aula através dos poemas musicados para depois ser vivenciado em sala de aula com os alunos através de atividades práticas.
Além disso, culmina com a apresentação do espetáculo ‘Crianceiras Manoel de Barros’ e participação das crianças como plateia-artista e coautores da obra.
As inscrições para a oficina poderão ser realizadas de forma online pelo link que está disponível no instagram @caravanapoesiacantada. Estão disponíveis 35 vagas para professores, pedagogos, monitores, ou qualquer pessoa ligada à cultura e ao social que tenha interesse. A oficina ocorre no dia 28 de setembro, das 8h às 12h.
Serão três sessões no Palácio da Cultura em outubro. Na sexta-feira, 18, haverá apresentações às 9h e às 14h, com crianças participantes do projeto. No sábado 19, a sessão será às 10h. A sessão de sábado é aberta ao público e a entrada será 1 kg de alimento não perecível.
O espetáculo já circula pelo país há 10 anos, com mais de 500 apresentações realizadas e indicações a prêmios nacionais (Prêmio da Música Brasileira). Ele foi concebido pelo músico Márcio de Camillo e adaptado para a linguagem teatral por Luiz André Cherubini a partir da obra poética de Manoel de Barros.
Ver essa foto no Instagram
Deixe um comentário