E o tema desta semana é comida de boteco! Talvez dentro da cultura gastronômica nacional, este seja o assunto mais amplo de todos. Cada região do Brasil tem suas preferências e tradições, seja nos PFs – Pratos Feitos – dos botecos de São Paulo, nos acepipes dos bares de Belo Horizonte ou mesmo nos quiosques à beira da praia no nordeste. Sempre com o regionalismo dos temperos e ingredientes disponíveis.
Com isso em mente, trago uma receita que no Reino Unido é servida no café da manhã mas que no Brasil ganhou status de finger food de boteco. O Scotch Egg, como conhecem os britânicos, Bolovo para os habitantes das terras tupiniquim.
Esta receita clássica leva carne de porco e ovos com gema mole – se for de sua preferência, utilize carne bovina e ovos cozidos por mais tempo (esta, aliás, é a diferença principal do Scotch Egg para o nosso Bolovo).
Scotch Egg – Ingredientes:
– 6 ovos;
– 500gr de pernil suíno moído;
– salvia, pimenta calabresa, salsinha, pimenta do reino, páprica doce e sal;
– farinha de trigo;
– farinha de rosca;
– farinha panko;
– óleo para fritura.
Modo de preparo:
A preparação do Scotch Egg é bastante simples, porém, com processos delicados. Vou deixar algumas dicas que podem facilitar este processo.
Ferva uma panela de água com volume suficiente para cobrir os ovos. Com a ajuda de uma escumadeira, coloque os ovos, em temperatura ambiente, delicadamente na água fervente. Cuidado para não bater as cascas no fundo da panela e os acabar trincando. Coloque um timer parar marcar 6 minutos. Ao término do tempo, retire os ovos da água e coloque-os imediatamente em uma tigela com água e gelo. Deixe-os esfriar completamente antes de descascar.
Este processo vai interromper o cozimento dos ovos, deixando-os com a clara cozida e a gema bem “molinha”.
Para descascar, com muita delicadeza, vá quebrando a casca com as costas de uma colher e em seguida volte-os para a água gelada. A água vai penetrar nas fissuras da casca e facilitar quando você começar a puxar a casca e a membrana que envolve o ovo.
Em seguida, tempere a carne e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Quando pronta, você deve embrulhar os ovos com ela. A maneira mais fácil de se fazer isso é abrindo um circulo de massa em cima de um papel filme, posicionando o ovo ao centro do disco e com o papel encobri-lo.
Feito isso, é hora de empanar. Minha sugestão é fazer um triplo empanamento. Passe a primeira vez na farinha de trigo. Em seguida, passe o Scotch Egg em um ovo batido com um pouco de água e logo em seguida na farinha de rosca. Volte para o ovo batido e mais uma vez na farinha de rosca. Finalmente, mais uma vez no ovo e na farinha panko (muito fácil de encontrar na parte de produtos orientais do supermercado).
Aqueça uma panela com óleo, o suficiente para cobrir o bolinho completamente, e frite por 6 minutos. Escorra e coloque sobre um papel toalha.
Você pode degustá-lo como um salgado ou servir acompanhado de uma salada de folhas verdes e algum molho. No meu caso, servi com uma salada de couve e folhas de mostarda, acompanhado de um molho hollandaise. E para beber, como não poderia deixar de ser, uma cerveja gelada.
Deixe um comentário