Agências dos Correios do estado de São Paulo e Paraná, começaram a receber, a partir desta segunda-feira, 6, doações para as vítimas das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul. As enchentes provocaram mortes, centenas de pessoas desabrigadas, feridas e desaparecidas, além de diversos prejuízos materiais e estragos nas infraestruturas dos municípios gaúchos. Os Correios transportarão gratuitamente as doações, sem nenhum custo aos doadores.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, segundo informações da Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação.
Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, em Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e empregados para auxiliar a Defesa Civil no que for necessário.
A ação integrada entre as superintendências estaduais dos Correios está sendo realizada por iniciativa conjunta da Diretoria Executiva da estatal e do Ministério das Comunicações, pasta à qual a empresa está vinculada e que atua no grupo de crise criado para enfrentar a situação.
“Como empresa pública e agente do governo federal, é nossa obrigação contribuir com o Rio Grande do Sul neste momento tão difícil. Seguindo a diretriz do presidente Lula, estamos colocando nossa estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Em Santa Cruz do Rio Pardo a agência da estatal está localizada na Praça Dep. Leônidas Camarinha e funciona das 9h às 17h de segunda à sexta-feira.
Deixe um comentário