(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Cultura

Home > Notícias > Cultura > Setembro Amarelo: Ações do Caps e Secretaria da Saúde promovem conscientização no município
Cultura Geral Notícias Saúde

Setembro Amarelo: Ações do Caps e Secretaria da Saúde promovem conscientização no município

Fotos: Cássia Peres

Na última terça-feira, 10, às 14h, foi realizada uma ação conjunta entre o Caps I e Caps AD no Palácio da Cultura, com exposição de trabalhos inspirados em Van Gogh, pinturas de árvores ipês e palestra “Saúde Mental do Trabalhador” com o Dr. Eduardo Ursulino. (Veja fotos no site)

De acordo com a coordenadora de atenção básica do município, Carla Cristina de Oliveira Andrade, que participa das atividades há pelo menos oito anos, a mensagem principal da campanha é o fortalecimento da saúde emocional através da valorização da vida. 

“Discutimos sobre a importância de promover empatia, melhorar as relações interpessoais, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, falar sobre suas emoções e procurar ajuda se precisar”, destaca a organizadora. 

A data também celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, iniciativa que promove ações de conscientização durante todo o mês. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 14 mil suicídios são registrados anualmente no Brasil, o que equivale a cerca de 38 ocorrências por dia. 

A preparação de atividades das equipes do Caps de Santa Cruz do Rio Pardo começaram desde agosto, segundo informações do Cronograma de Atividades. Os eventos são organizados pela Secretaria da Saúde com apoio da Secretaria da Cultura e departamento de recursos humanos, segundo a entrevistada. 

Além disso, em 2024, a campanha segue o lema “Se precisar, peça ajuda!” e até o momento de publicação desta matéria, em Santa Cruz já foram realizados quatro encontros do Caps, incluindo a última ação conjunta. Para se ter ideia, já rolou até gravação de música do grupo CAPS’SAMBA, do Caps AD. “O foco deste ano é a saúde do trabalhador”, enfatiza Carla.

 

“Para mim é uma satisfação participar destas ações que fortalecem o sentimento de pertencimento à comunidade. Motivamos também a equipe de profissionais para o acolhimento das pessoas com sofrimento mental e emocional”, pontua a responsável. 

O Setembro Amarelo foi reconhecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2013, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *