(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Cidade

Home > Notícias > Cidade > ACE marca assembleia para prestar contas referente a 2023
Cidade

ACE marca assembleia para prestar contas referente a 2023

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo (ACE), realiza nesta quinta-feira, 25, a partir das 9h, uma assembleia para a prestação de contas referente ao ano de 2023. O encontro promete trazer o resultado de uma conferência minuciosa nas contas da instituição, iniciada após uma reportagem do Jornal Debate onde denunciava o uso de dinheiro da entidade para alimentação e abastecimento do veículo particular do presidente, Renan Alves.

O edital, fixado na porta da entidade e assinado pelo vice-presidente e presidente interino, Francisco Bibiano, convoca os associados em dia com o financeiro para a assembleia com o tema principal, “Prestação de contas do exercício findo em dezembro de 2023 e ainda sugestão de proposta de instituição de regimento interno para normatizar procedimentos de controles internos e compliance”, ou seja além da prestação de contas a assembleia também pretende sugerir a criação de procedimentos internos para manter uma organização.

O futuro do presidente Renan Alves ainda é incerto, já que desde o anuncio sobre seu afastamento da instituição não houve nenhuma nova manifestação. Porém, Renan removeu da biografia de seu Instagram a informação de ser presidente da ACE, mas manteve no Linkedin, uma rede social voltada a profissionais. A expectativa dos associados é ter uma resposta também na assembleia sobre futuro do presidente.

A reportagem que desencadeou a apuração das contas foi escrita pelo falecido jornalista Sérgio Fleury Moraes e publicada no Jornal Debate, após uma recusa e silêncio da entidade sobre os questionamentos feitos pelo jornalista. “Quando a reportagem recebeu as informações sobre os gastos, protocolou um requerimento pedindo cópias das despesas do cartão corporativo, o demonstrativo financeiro analítico e o relatório geral do caixa. O jornal apresentou o requerimento também na condição de associado. O documento foi protocolado na ACE no dia 9 de novembro, mas não houve resposta. A informação é que o pedido estaria aguardando uma análise do setor jurídico”, escreveu Sérgio na reportagem publicada no dia 24 de dezembro de 2023, um mês e meio depois de protocolar o pedido.

Uma nota foi divulgada pela entidade em nome da diretoria da ACE quase três semanas depois da publicação da reportagem, no dia 11 de janeiro, onde dizia que “em comum acordo, todas as representações dos diretores na cidade ou fora dela são reembolsadas nos âmbitos de locomoção em combustível e alimentação”, prática que é vedada pelo atual estatuto da instituição. O jornalista Sérgio, na ocasião, teceu críticas nos microfones da Rádio 104 FM, “essa nota não traz nenhum documento, apenas palavras, falácias e contradições em relação ao estatuto”, disse.

A nota desencadeou uma crise de confiança na instituição que causou a saída de associados, diretores e dirigentes de órgãos ligados a instituição, como a Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC), Gisuelma Rosseto, que publicou um texto em suas redes sociais deixando claro que sua saída ocorreu por conta da falta de transparência e esclarecimentos sobre os gastos, por esse motivo ela é considerada persona non grata por alguns membros da diretoria.

No dia 14 de janeiro uma nova reportagem foi publicada por Sérgio no Jornal Debate, onde trouxe uma imagem publicada por Renan Alves em suas redes sociais, onde estaria almoçando no restaurante “Paris 6, em São Paulo, o almoço teria sido pago com o dinheiro da instituição, segundo o jornal. A reportagem também questionou o fato da chapa, durante a campanha, anunciar a proposta de “Prezar e tornar a ACE transparente através de contas públicas” e até aquele momento não ter apresentado nenhum documento para os questionamentos.

Conforme as semanas foram passando, a pressão em cima da diretoria da ACE foi aumentando, e no dia 31 de janeiro uma nova nota, também assinada pela diretoria, informou três medidas. A primeira medida anunciava a criação de uma comissão de diretores para realizar “minuciosa conferência” das contas referente ao ano de 2023.  A segunda o afastamento de Renan Alves da presidência por 90 dias. A última medida anunciada foi a apresentação aos associados dos resultados obtidos pela comissão juntamente com o balanço referente ao ano de 2023, que deve acontecerá na próxima quinta-feira.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *