Para quem conhece um pouco da cozinha italiana sabe bem o quanto eles levam o assunto comida a sério. Conhecer “a bota da Europa” é uma experiência inesquecível e ainda mais para os amantes da gastronomia.
É muito fácil escutar as pessoas na rua conversando sobre comida, da mesma maneira que nós brasileiros falamos sobre futebol ou previsão do tempo. A comida é de fato uma paixão nacional. A fixação por produtos frescos e da estação, a rigidez com que se deve seguir a cada receita para ser chamado de “tradicional” e principalmente o bom uso de poucos elementos para se fazer pratos simples, porém intensos.
Com tudo isso em mente, é possível pensar em fast food italiano? Sem dúvidas, sim!
O fato de se usar produtos frescos não quer dizer necessariamente que a cocção vai ser demorada.
Nossa receita de hoje na “Cantina Di Cello” será de uma massa leve, muito saborosa e rápida de se fazer. Perfeita para dias quentes como temos no verão brasileiro.
Ingredientes:
400g de massa longa de sua preferência (Spaghetti, Fettuccine, Tagliatelle)
400g de tomate cereja
1 pimenta dedo de moça
1 dente de alho
1 punhado de manjericão fresco
150g de queijo pecorino ou parmesão
Azeite, sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
A ideia é ser rápido certo? Então comece colocando uma panela grande de água para ferver enquanto você prepara o mise en place para a receita (preparar todos os ingredientes, cortar, ralar descascar, etc).
Após lavar, corte os tomates cereja ao meio; descasque o dente de alho; retire as sementes da pimenta e pique em pequenos cubos. Ao terminar, provavelmente a água terá fervido, acrescente um belo punhado de sal na água fervente.
Cubra o fundo de uma panela com azeite de oliva extra virgem, refogue o dente de alho inteiro e a pimenta. Na sequência, coloque os tomates na panela com uma pitada pequena de sal (a idéia aqui não é temperar, o sal vai ajudar o tomate a soltar todo o seu suco na refoga), rasgue metade das folhas do manjericão e mexa. Tampe a panela e abaixe o fogo.
Agora é hora de colocar a massa para cozinhar. Minha sugestão é usar uma massa longa, porém não muito grossa, eu fiz com fettuccini. O molho ficará pronto ao mesmo tempo em que a massa cozinha. Siga a orientação do fabricante da massa, geralmente 7 ou 8 minutos.
Quando a massa estiver al dente (firme na mordida) escorra e reserve meia xícara da água do cozimento. Acrescente essa água ao molho e mexa. Desligue o fogo e acrescente o queijo ralado e o restante do manjericão, ajuste o sal e a pimenta do reino e retire o dente de alho. Junte a massa, sirva e “Mangia che ti fa bene!”.
Um ótimo acompanhamento para esta massa é um vinho branco fresco.
Serve 3 pessoas.
Tempo de preparo: 20 minutos
Nota italiana: NUNCA coloque óleo na água em que se vai cozinhar a massa. Ela só precisa estar fervendo e com sal, nada mais.
Deixe um comentário