(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Colunistas

Home > Notícias > Colunas > Como definir o cliente ideal para o meu negócio?
Colunas

Como definir o cliente ideal para o meu negócio?

 

Nas conversas que tenho com os gestores, percebo a ânsia de buscar clientes para vender mais e ter lucratividade com a empresa. Mas há uma nunce importante nesse contexto que muitos não percebem: atrair mais pessoas para o meu negócio de forma GENERALIZADA é diferente de trazer as PESSOAS CERTAS que vão realmente comprar.

Por mais importante que seja o processo de vendas para um negócio, definir quem de  fato são meus clientes ideais é, sem dúvida, o caminho mais assertivo no crescimento de  empresas. E essa definição se estende ao processo de comunicação e marketing, pois,  quando vamos traçar um plano de ação para comunicar aquela empresa/produto/serviço, fica muito mais fácil se soubermos para quem realmente iremos falar. 

Riscos existem em qualquer área dentro da empresa, inclusive na comunicação. É um teste diário. O consumidor está em constante transformação, mudando seus ideais, visões de mundo, comportamento de consumo e tudo isso também influencia na forma como ele vai consumir a comunicação das empresas.

Assim, quando lapidamos de forma estratégica essa definição de clientes, acertamos na  forma como falamos com eles, na maneira como devemos chegar através das mídias e como despertaremos o desejo e a atenção para o nosso produto/serviço. 

 

E se estou começando meu negócio agora e não tenho clientes? 

Neste caso, sua referência será  imaginativa, sobre hipóteses, pelo menos nesse começo do negócio. O importante é você anotar suas reflexões e, quando tiver de 3 a 6 meses de atendimento, você já vai conseguir inspecionar melhor sobre esses clientes. 

Faça também a seguinte pergunta que pode te ajudar neste início: Qual cliente você  gostaria de ter? 

Esse questionamento pode ser baseado em suas referências, mas você deve se lembrar de colocar o pé no chão e ter bom senso para analisar essas anotações e não sair  “imaginando” clientes que podem não ser “reais”. 

 

Já tenho clientes, como posso melhorar esse processo? 

O que eu geralmente recomendo para os meus clientes é enxergar neste processo de  conhecer as pessoas que consomem seus produtos/serviços perfis reais, não podendo se embasar apenas em estereotiopos ou personagens. Precisamos, sim, de uma base, um guia  sobre elas, mas não é algo que definimos uma única vez. É um processo contínuo que deve ser alimentado: seja através de ferramentas digitais ou no papel mesmo, você deve criar um histórico dos seus clientes. 

Faça a seguinte pergunta: – Qual desses clientes você gostaria de multiplicar? 

E analise  esses pontos: 

Convivência: os clientes que estão sempre indo até você, consumindo e que você gosta  de ter ao seu lado.

Pagamento: os clientes que não reclamam na hora de pagar, consomem e valorizam o  que você vende. 

Fidelidade: aqueles que sempre estão por perto, se tornaram fieis e te indicam para  novos potenciais clientes. 

Um outro ponto que os gestores podem utilizar é a busca ativa dessas informações com  os próprios clientes. Você pode fazer essa escuta ativa por conversas diárias com esses  clientes, buscando escutar e ser intencional nesses diálogos. 

E outro meio é a pesquisa. Pode ser usado uma pesquisa através de um formulário no  Google Forms (que você utiliza de forma gratuita), a partir disso você tem um link onde  pode enviar aos seus clientes por email ou whatsapp e descobrir mais informações para  alimentar esse histórico e construir cada vez mais uma comunicação baseada não somente nos interesses da sua empresa mas também, mas também na assertividade de poder selecionar para  quem você quer vender!

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *