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Como ter sucesso com o marketing da minha empresa?

Bom, nesta coluna irei lhe mostrar como é possível alcançar mais resultados através de três pontos básicos, que são: compreender seu público alvo, identificar as necessidades deste público e definir de que forma a sua mensagem chegará até ele.

Estamos em um cenário global competitivo onde é cada vez maior o interesse das pessoas em ter seu próprio negócio – algo que sempre foi bem característico do brasileiro, inclusive. E, para que sua empresa alcance sucesso em vendas, prospecção e fidelização de clientes, é necessário um bom Plano de Marketing.

Mas para quê serve um Plano de Marketing, afinal?

Não ter um plano de marketing é o mesmo que estar em mar aberto e sem nenhuma orientação para navegar;  Pode ser que, no início, mesmo sem saber ao certo para onde vai, as coisas aconteçam. Porém, com o mercado evoluindo, repleto de clientes cada vez mais atentos e exigentes, não seguir um roteiro planejado torna-se um enorme desafio.

O Plano de Marketing se resume sempre em ter a mensagem certa, para a pessoa certa, por meio da mídia e dos métodos corretos. Nesse contexto, exploro aqui três pontos que fazem a diferença para um bom Plano de Marketing:

  1. Público alvo;
  2. Mensagem;
  3. Mídia (é o meio onde sua mensagem será comunicada)

Como definir essa estrutura?

Antes de mais nada, você precisa conhecer melhor seus clientes, seu público alvo. Existem diversas formas de manter uma comunicação alinhada, para descobrir novas possibilidades, adequar o que já é feito e/ou eliminar eventuais problemas.

Quero que você pense nessas três questões em relação aos seus clientes:

Quais são as suas necessidades?

Quais são os seus desejos?

Quais são os seus medos?

Não é somente imaginar o que eles responderiam. Você deve falar com potenciais clientes todos os dias, questionando e criando um histórico das respostas – seja em papel, planilha ou alguma ferramenta. Pratique a empatia, colocando-se também no lugar do cliente quando este lhe direcionar alguma crítica.

Ao manter tal prática por um determinado período, você perceberá um padrão nas respostas, o que lhe ajudará a compreender melhor qual mensagem deve construir.

 

Transmita sempre a mesma mensagem, aquela que o cliente entenda que foi “feita pensando nele”. Quando eu digo transmitir a mesma mensagem me refiro ao seguinte exemplo: imagine que você é uma mulher com 55 anos e está com dor de cabeça. Quando vai comprar um remédio, encontra dois frascos: um deles dizendo que “cura a dor de cabeça” e o outro que “cura a dor de cabeça especialmente para mulheres acima de 50 anos”. Qual dos dois você compraria? A grande maioria compraria o segundo, pois ele é mais específico.

Entretanto, mesmo você conhecendo seu público e construindo a mensagem ideal, ainda é necessário identificar qual é o melhor meio para que a mensagem alcance a maior quantidade de pessoas dentro desse público alvo.

Pensar no meio, nas mídias, é uma etapa importante que deve ser alinhada em um Plano de Marketing. Nele, conseguimos desenvolver os três pontos abordados neste texto e testar. Sim, na comunicação tudo é teste. Nem sempre o que funciona para outro segmento ou até mesmo dentro do seu nicho de negócio necessariamente funcionará para você. 

Reflita sobre isso! Se você ainda não colocou em ação um Plano de Marketing, essa é a hora!

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