Nunca é tarde para planejar
Fim e começo de ano são épocas comuns de pensar no planejamento de um novo ciclo, o que quereremos para o futuro, o que não deu certo e precisa ser mudado, expectativas a serem atingidas. Mas para muitos, essa época de festas também só se consegue pensar “Que o ano acabe logo porque não tenho tempo para mais nada”, não é?
Independente de qual seja sua situação, planejando ou sem tempo ainda para isso, na imensa maioria das vezes as pessoas mantêm as ideias para o futuro apenas no campo das ideias, justamente devido a essa “correria” e o foco em acabar bem o que foi sendo feito dia a dia durante o ano todo, mas se houvesse o planejamento bem feito não teria correria, certo?
Por isso, vamos aproveitar esse fim de ano, ou o início do próximo para fazer um plano de verdade e seguir mais leve e alcançando realmente objetivos desejados.
Quando falamos em planos, só pensar no que se quer não gera resultados. No campo dos pensamentos, da imaginação, as ideias se dissipam, e aquilo que você deseja como melhorias a serem conquistadas, novas práticas a serem adotadas, acabam se perdendo, sendo esquecidas ou deixadas de lado.
Planejar deve ser documental e baseado em metas, em definição direta de “o que quero alcançar?”, e com isso deve se traçar a estruturação mínima para que as coisas ocorram, com a delimitação real de recursos. Após elaboração dessa documentação, deve se mantê-la sempre a vista para não fugir ou voltar na rotina “corrida”, caindo no fluxo de seguir sempre do mesmo jeito, da mesma forma, sem ter o real controle dos acontecimentos do que você quer realizar.
A técnica SMART do autor Peter Drucker é simples e considero a melhor para traçar planos e metas, com ela você tem o principal para seguir uma rota e atingir de verdade o que idealizar.
Como funciona?
SMART é o acrônimo das palavras em inglês:
S (Specific, ou, em português, específico);
M (Measurable ou Mensurável);
A (Attainable ou Alcançável);
R (Relevant, ou Relevante);
T (Time-based ou baseado em um parâmetro temporal).
Dessa forma, ao você definir especificamente o que quer, como por exemplo: comprar uma moto até o fim de 2024, você deve mensurar, medir, e essa medição deve ser alcançável, ou seja, estar dentro de algo que você consiga atingir. Não pense no todo, no final, pense como dividir em mini metas para atingir a META. Se você ganha R$ 2000,00 por mês, não tem como dizer que vai comprar a moto para pagar R$1000,00 mensal, pois certamente não conseguirá manter esse plano. Agora, se você definir R$ 500,00 mensais para isso, ao fim do ano, você pode não ter 100% do valor de uma moto 0km, mas pode ter o valor de uma moto usada, que irá satisfazer sua necessidade, e no próximo ano, ao seguir a mesma linha para então chegar a uma moto zera.
E tudo isso só ocorrerá se tiver relevância para você, se for realmente importante. Eu diria que se tiver um porque muito forte e convincente para ter essa moto. Só por dizer “porque eu quero”, não vai fazer você seguir. Mas um porquê do tipo, “para ter liberdade, não depender dos outros e ter mais tempo entre minhas locomoções para me dedicar a outras coisas, diferente de quando tenho que fazer tudo a pé” – isso é relevante !
E por fim o tempo! Se não definir o tempo sempre deixará para depois, e o depois pode demorar muito ou as vezes nem chegar, e você se manter frustrado por nunca ter essa realização que deseja. Então, definir o tempo te faz manter o foco em cumprir o planejado – ter a moto até o final e 2024, com a delimitação do que é necessário para isso, o que fazer em cada período para atingir o todo, certamente te animará a poupar porque sabe o dia que isso realmente ocorrerá.
E não só para vida pessoal, dentro da empresa, no dia a dia do trabalho, tudo pode ser programado dentro do SMART.
Quer vender mais? Específico: fazer a equipe vender mais; Mensurável: 10% a mais em cada período comparado ao ano anterior – seja semana, mês etc; Alcançável: não é um número difícil quando se analisa em detalhes, em menores partes, como para cada R$ 100 vendido, se esforce para chegar a R$110,00; Relevante: porque assim a empresa consegue reformar o prédio / trocar a fachada e isso atrairá mais cliente que reverterá em mais vendas e mais comissões – todos ganham; Tempo: A cada venda será buscado os 10% a mais e analisado todo fim do dia os números para discutirem os feitos para atingir os valores estipulados.
Nunca é tarde! Estruture seu plano, mesmo que tenha que aprimorar com o andar do mesmo. Verá que documentando, mantendo visível os passos mínimos necessários, certamente terá os resultados. E um feliz 2024!
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