Engana-se o gestor que acredita que o plano de marketing é para ser vivido apenas em grandes empresas. O ideal, na verdade, é usar dessa ferramenta quando ainda se está em pequeno/médio porte, por ela aumentar o índice de resultados e proporcionar um crescimento assertivo da empresa.
Quanto mais estratégico o gestor for, mais perto do crescimento a empresa estará. E, sem sombra de dúvidas, o plano de marketing traz muita riqueza ao enxergar os erros e proporcionar ainda mais direção nos caminhos e tomadas de decisões.
O planejamento vai gerar o processo de análise e captação de informações e dados relevantes que a empresa almeja alcançar aliado ao uso de estratégias/ações que são colocadas em práticas a partir desse roteiro/guia.
Planejar é facilitar e dar direção no dia a dia de toda equipe. Quando se tem direção perde-se menos tempo útil.
– Ajuda atingir objetivos 360º da empresa (com ações internas e externas de comunicação) para garantir satisfação de colaboradores e maior número de clientes;
– Orienta na tomada de decisões para alcançar os objetivos propostos naquele ano;
– Cria um olhar estratégico perante suas referências (concorrentes); – Otimiza o tempo do time para cumprir as tarefas que precisam ser realizadas, dentro do que cada um precisa executar, dos prazos e entregas.
Você precisará analisar o ambiente e avaliar quais fatos externos e internos podem influenciar sua empresa pensando nas suas forças e fraquezas.
Depois, é importante entender para quem será feito o planejamento de marketing, ou seja, quem são os clientes e qual a melhor maneira de atraí-los para escolher comprar os produtos e serviços da sua empresa.
Analisar todas as empresas que sejam vistas como suas referências diretas e indiretas, refletir sobre seus possíveis objetivos, diferenciais e os benefícios que entregam.
A partir disso, com as informações de ambiente, público e referências é o momento de definir as estratégias e ações a serem realizadas durante o ano (se for mais fácil: planeje 6 meses, reveja quando terminar esse ciclo e faça o plano dos próximos 6). Estipule as ações de acordo com um objetivo maior, que pode ser aumentar o número de vendas, expandir unidades, fortalecer a marca, entre outros.
E, para finalizar, estabeleça metas e prazos. Mesmo com um objetivo maior a ser seguido, o planejamento deve ser feito em entregas parciais (isso faz com que não haja procrastinação no que tem que ser feito) e deve ser utilizado também cronogramas claros para toda a equipe.
E você, desenhou um planejamento de marketing para sua empresa para este ano?! Ainda há tempo!!
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