(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Colunistas

Home > Notícias > Colunas > Planejamento de marketing não é só para grandes empresas
Colunas

Planejamento de marketing não é só para grandes empresas

Engana-se o gestor que acredita que o plano de marketing é para ser vivido  apenas em grandes empresas. O ideal, na verdade, é usar dessa  ferramenta quando ainda se está em pequeno/médio porte, por ela aumentar o  índice de resultados e proporcionar um crescimento assertivo da empresa. 

Quanto mais estratégico o gestor for, mais perto do crescimento a empresa  estará. E, sem sombra de dúvidas, o plano de marketing traz muita riqueza  ao enxergar os erros e proporcionar ainda mais direção nos caminhos e  tomadas de decisões. 

Mas afinal, quais benefícios o plano de marketing pode trazer?

O planejamento vai gerar o processo de análise e captação de informações  e dados relevantes que a empresa almeja alcançar aliado ao uso de  estratégias/ações que são colocadas em práticas a partir desse roteiro/guia.

Planejar é facilitar e dar direção no dia a dia de toda equipe. Quando se tem  direção perde-se menos tempo útil. 

 

Pontos importantes do uso dessa ferramenta: 

– Ajuda atingir objetivos 360º da empresa (com ações internas e externas  de comunicação) para garantir satisfação de colaboradores e maior número  de clientes; 

– Orienta na tomada de decisões para alcançar os objetivos propostos  naquele ano; 

– Cria um olhar estratégico perante suas referências (concorrentes); – Otimiza o tempo do time para cumprir as tarefas que precisam ser  realizadas, dentro do que cada um precisa executar, dos prazos e entregas. 

Como eu crio um planejamento de marketing para minha empresa?

Você precisará analisar o ambiente e avaliar quais fatos externos e internos  podem influenciar sua empresa pensando nas suas forças e fraquezas. 

Depois, é importante entender para quem será feito o planejamento de  marketing, ou seja, quem são os clientes e qual a melhor maneira de atraí-los para escolher comprar os produtos e serviços da sua empresa. 

Analisar todas as empresas que sejam vistas como suas referências diretas  e indiretas, refletir sobre seus possíveis objetivos, diferenciais e os  benefícios que entregam.

A partir disso, com as informações de ambiente, público e referências é o  momento de definir as estratégias e ações a serem realizadas durante o ano  (se for mais fácil: planeje 6 meses, reveja quando terminar esse ciclo e faça  o plano dos próximos 6). Estipule as ações de acordo com um objetivo  maior, que pode ser aumentar o número de vendas, expandir unidades,  fortalecer a marca, entre outros. 

E, para finalizar, estabeleça metas e prazos. Mesmo com um objetivo maior  a ser seguido, o planejamento deve ser feito em entregas parciais (isso faz  com que não haja procrastinação no que tem que ser feito) e deve ser utilizado também cronogramas claros para toda a equipe. 

E você, desenhou um planejamento de marketing para sua empresa para  este ano?! Ainda há tempo!!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *