Existem diversos motivos que podem impactar para que seu negócio não cresça. Alguns deles estão relacionados a um dos pilares de qualquer negócio: os clientes. Aqui, vou listar quatro situações que considero mais relevantes. Perceba e faça uma análise crítica do seu posicionamento em relação a isso. A decisão de fazer diferente e melhorar só depende de você!
1 – Tratar a venda como algo garantido
Quero que você faça a seguinte reflexão: Quando uma venda acontece?
É no momento em que o cliente diz sim, ou quando o contrato está assinado, o produto foi vendido e você já recebeu o pagamento, podendo realizar a entrega do produto (ou execução do serviço)?
Se você refletir bem, percebe o quanto a segunda opção está mais assertiva. Um cliente que diz que fechará negócio, ainda não fechou. Um cliente que diz que está fechado, também não fechou. Um cliente que se senta em frente ao seu contrato e não o assina, não fechou o contrato também. Um cliente que pede para separar, dá um prazo para ir buscar e não vai, também não concretizou as etapas do processo de venda.
A venda só acontece quando o contrato está assinado e quando você recebe o dinheiro na conta. Caso contrário, o vendedor ainda não vendeu e acreditar nisso é um dos motivos mais comuns do porque se perde um cliente.
A venda não acontece no momento do SIM, mas no momento da assinatura do contrato, ou do pagamento. Lembre-se disso na próxima vez em que a sua equipe de vendas disser que vendeu algo, mas não tiver a negociação concretizada.
2 – Achar que o cliente não existe após a venda
Na maioria das empresas, depois que a venda é feita, o cliente é esquecido. É por isso que os clientes deixam de comprar novamente naquele mesmo estabelecimento.
O cliente deveria receber a mesma atenção que recebia antes de comprar. Não é por que um cliente comprou de uma empresa que ele não precisa mais de atenção.
O pós-venda precisa ser uma etapa muito bem trabalhada pela equipe de vendas. Sendo assim, o cliente precisa continuar sendo o centro das atenções.
Quando a equipe se esquece do cliente após a venda, ele se sente abandonado e acredita que a empresa só queria tirar o seu dinheiro. É claro que este é mais um motivo do porque se perde um cliente.
Por outro lado, quando a equipe de vendas se importa com ele mesmo após a compra, está trabalhando em algo que vai além da venda: trata-se de relacionamento.
Não perca a oportunidade de criar relacionamentos com seus clientes!
É justamente isso que vai fazer com que ele continue comprando e se fidelize.
3 – O cliente recebe um serviço ruim
Esse é, sem dúvidas, um dos principais motivos pelos quais perdemos clientes. Não há nada que prejudique a fidelidade de um cliente mais rápido do que tratá-lo como um “nada” quando ele precisa de seu apoio, compreensão ou algum serviço.
Quando você trata seu cliente de qualquer maneira, isso deixa uma péssima sensação. E é algo que nunca vai embora, então, no momento em que o cliente tem uma alternativa, ele não pensará duas vezes antes de trocar.
A única possibilidade de você oferecer um serviço ruim e ainda assim ter clientes, é se todos que vendem o mesmo que você tiverem um serviço tão péssimo ou pior que o seu.
Trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado. A empatia de empresas para com seus clientes é o mote da nova Era do mercado. O cliente cansou de só comprar por comprar. Ele busca algo muito maior do que isso.
Pense: Você quer ser inovador no seu mercado ou apenas mais uma opção?
4 – As necessidades dos clientes mudaram
Isso acontece o tempo todo porque o mundo dos negócios muda constantemente. Seu desafio como vendedor é ampliar o que você está oferecendo para as necessidades do cliente.
Partimos da premissa que a sua empresa conhece o seu mercado e seus clientes. E isso é o mínimo se você quiser crescer ao invés de ficar assistindo as mudanças em seu setor.
Talvez se o Orkut tivesse feito isso não teria sido completamente esquecido e trocado pelo Facebook. E o pessoal do Facebook tem ciência de que, se não ficarem espertos, o mesmo pode acontecer com eles.
Por esse motivo, o time de Mark Zuckerberg está dividido entre pessoas que fazem o Facebook que temos hoje e profissionais que planejam o Facebook que vamos ter daqui a três ou cinco anos.
Isso acontece porque as pessoas têm ciência de que estamos em transição contínua e, qualquer coisa que permanece sem melhoria, acaba ficando para trás na escala evolutiva.
Conheça seus clientes melhor do que eles mesmos. Não tem como manter clientes sem fazer isso. Aprenda a pensar como eles para entender quais melhorias e avanços eles gostariam que a sua empresa fizesse. Você precisa antecipar onde seus clientes vão estar ou vão querer estar daqui a 1 ou 2 anos e responder essa realidade muito antes dos seus clientes chegarem lá.
Só assim a sua empresa e seus produtos conseguirão sobreviver à evolução da tecnologia e do seu mercado.
Desenhe e coloque em ação processos de melhoria contínua na sua empresa. Isso fortalecerá seu desenvolvimento e esse posicionamento trará com toda certeza os clientes para mais próximo de você!
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