O marketing é a soma de várias estratégias que estimulam uma empresa a vender mais entregando as melhores experiências aos clientes. Hoje, temos disponíveis diversas estratégias, e, claro, cada uma delas cabe muito à realidade da empresa, ao perfil dos clientes que atendem e suas particularidades. O importante é que o líder busque pela inovação de forma contínua, testar, errar rápido e corrigir. Assim, promoverá um crescimento saudável para o seu negócio.
Mas bora colocar a mão na massa! Segue abaixo 3 estratégias que eu utilizo bastante na maior parte dos clientes que atendo em consultoria:
Na maior parte das empresas essa estratégia existe de alguma forma, mas não é bem explorada. Suas ações estão sempre voltadas para a missão de fidelizar clientes. Necessariamente. Ou seja, é a estratégia de manter o cliente sempre satisfeito e fiel.
É algo que se dá garantindo seu máximo sucesso com a marca. Isso ajudará na vinda de novos consumidores (indicados pelo seu cliente).
Ainda por cima, ajuda a evitar que a taxa de churn (perda de clientes ou receita) aumente. Em tese, na verdade, é para ela diminuir e muito. Afinal, seus clientes estão todos satisfeitos. Por que eles abandonariam você?
Os clientes estão cada vez mais exigentes e carentes de atenção. Esse comportamento mudou nos últimos anos e tem muita empresa que ainda não percebeu essa transição. E o objetivo de gerar exclusividade é justamente oferecer algo que impacte, que seja ímpar para a vida desse cliente.
Mostrar-se exclusivo, limitado, é parecer raro e com muito valor. E isso torna-se bem atrativo se seu público tiver este perfil.
O marketing de exclusividade baseia-se na escassez. É um gatilho mental que desperta urgência. Por exemplo, isso pode ocorrer com uma “edição ilimitada” de algum produto.
Ou então oferecer algum produto ou serviço para um grupo restrito de pessoas, em um primeiro momento. Elas, ao usarem, tornam-se especiais.
Se diferenciam em relação àqueles que não podem fazer o mesmo. Depois disso, pouco a pouco você vai liberando para todos o que tem em mãos. Sem deixar, claro, de comunicar a exclusividade que os outros tiveram.
O marketing digital vinha em um crescente, mas com a pandemia esse processo acelerou. E tudo que vem muito rápido não é absorvido por todos de uma forma inteligente.
Muita empresa entrou no digital da forma incorreta. Sem estratégia mesmo. E, tem perdido excelentes oportunidades nessa nova interação com os clientes, através da internet.
O digital é interativo e mais fácil de ser medido. Isso facilita e muito na gestão do orçamento que você tem para suas atividades. Caso algo não esteja dando certo, você pode corrigir o rumo.
Por exemplo, através dele você se vale de outras estratégias e têm as redes sociais como aliada. Além disso, soma-se a esta tática as plataformas de automação de marketing.
Uma vez que você entra no digital, assim como os canais que estão no off-line precisam ser monitorados, ter frequência e constância para gerarem bons resultados. Se você tiver atenção nessa estratégia poderá colher muitos frutos para o seu negócio!
Aplique, teste, se reinvente! E, busque ajuda de profissionais para que esses processos sejam melhor alinhados e executados com quem vivencia esses processos com outras empresas e pode agregar muito valor para fazer o seu negócio crescer.
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