(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Destaques

Home > Notícias > Destaques > Após decisão judicial, Ummes reassume controle do Samu Regional após polêmica de ‘Invasão’
Destaques Mais Lidas Política Regional Saúde

Após decisão judicial, Ummes reassume controle do Samu Regional após polêmica de ‘Invasão’

 

Na tarde desta segunda-feira, a juíza Alessandra Mendes Spalding, concedeu uma tutela antecipada para a Ummes, mandando o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, devolver imediatamente a base do Samu Regional para o consórcio de municípios. A estrutura da base havia sido “confiscada” pelo município na noite de sábado, 29, após uma nova empresa tomar posse das operações, a mando do prefeito, uma ação que foi amplamente debatida e considerada controversa, além de ser vista como ilegal e arbitrária.

 

A magistrada baseou sua decisão seguindo o parecer do promotor público Adelino Lorenzetti, que argumentou a favor da gestão à Ummes. De acordo com a decisão da juíza, há uma série de irregularidades praticadas pelo prefeito Lucas Pocay. Ao “expropriar” a central do Samu, um dia após assinar um contrato milionário com uma empresa de Londrina, o prefeito acabou “requisitando” os funcionários da Abedesc, que na verdade são pagos pela Ummes. Aparentemente, a nova empresa, a Samais, não tinha sequer trabalhadores suficientes.

 

“Não há qualquer amparo legal para que os funcionários contratados pela autora e que prestam serviços no SAMU Regional de Ourinhos sejam compelidos a permanecer prestando serviço a ré por meio de termo de cessão de empregados públicos. O próprio pedido evidencia que não houve tempo hábil para contratação de novos funcionários e a realização da capacitação necessária para assumir os serviços prestados pelo SAMU”, escreveu a juíza em sua decisão.

 

A sentença judicial também lembrou que Ourinhos tem o direito de sair da Ummes, desde que o faça de acordo com a legislação e os contratos existentes, sem causar danos irreparáveis aos outros municípios consorciados.

 

Em conclusão, a juíza Alessandra Mendes Spalding emitiu uma ordem para que o prefeito Lucas Pocay devolva a gestão do Samu Regional à Ummes. Além disso, ela agendou uma audiência de conciliação para o dia 26 de outubro. O presidente da Ummes, Sérgio Guidio, está retomando a administração do serviço em nome do consórcio de municípios.

 

No fim da tarde desta segunda-feira, houve uma reunião com os prefeitos que compõem o consórcio, na sede da Ummes, em Santa Cruz do Rio Pardo. Ao lado de Sérgio Guidio, o prefeito Lucas Pocay em entrevista à imprensa falou em coletividade e sobre a importância da comunidade regional e ao ser questionado pelo jornalista Doni de Oliveira, disse que após o prazo desta liminar “continua com o mesmo posicionamento” de buscar maior eficiência no serviço.

 

Por Marcos Pellegatti com informações de Sérgio Fleury/Jornal Debate

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *