(14) 99761-1536

Acompanhe também:

Cultura

Home > Notícias > Cultura > Dia da arte: Conheça os artistas que levam o nome de Santa Cruz do Rio Pardo ao mundo
Cultura Destaques

Dia da arte: Conheça os artistas que levam o nome de Santa Cruz do Rio Pardo ao mundo

No dia 12 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Artes, data comemorada a partir do Decreto-Lei nº 82.385 de 1978, que visa regulamentar a profissão do artista. Além de Umberto Magnani Netto, Santa Cruz do Rio Pardo já foi berço para nomes de grandes personalidades, como a cantora lírica e apresentadora de televisão Giovanna Maira. 

A arte e a cultura são direitos humanos básicos, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, nesta publicação, você poderá prestigiar artistas santa-cruzenses que nasceram na mesma terra em que você. 

Giovanna Maira

Foto: Wikipédia/Reprodução

Cega por retinoblastoma desde um ano de idade, Giovanna Maira Rosa da Silva nunca desistiu de seus sonhos. Ela nasceu no dia 3 de outubro de 1986, ou seja, atualmente tem 37 anos, e começou os estudos de piano com três anos de idade. 

De acordo com o Wikipédia, a instrumentista se formou em canto popular e obteve diploma em música especializada em canto e arte lírica na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 

Além disso, Giovanna já lançou dois álbuns independentes, o último denominado “A Look Beyond” ou, na tradução, “Um Olhar Além”. “A ideia é instigar o ouvinte a olhar além, como sugere o título, fechando os olhos e deixando-se ser conduzido pelo som, descobrindo, através dele, novas maneiras de ver o mundo assim como eu tenho feito por toda vida”, revelou.

Reconhecida pelos shows nacionais e internacionais, a cantora é hoje apresentadora de um programa de televisão próprio chamado “A Bella Itália”, emitido na Rede Vida.

Haroldo Bianchi

Foto: Instagram/Reprodução

Aos 64 anos de idade e residente de São Paulo, Haroldo Bianchi atua em peças teatrais, publicidades para TV e gravação de cenas para audiovisual. Começou a trabalhar na área profissionalmente aos 58 anos. 

O ator revela que viveu em Santa Cruz do Rio Pardo até os 19 anos e, em parte da infância, morou ao lado do Palácio Umberto Magnani Netto. “Minha paixão pelo teatro é antiga e começou com os espetáculos circenses que eu assistia na cidade”, conta. 

O contador de histórias participa ativamente de espetáculos cênicos. Entre os trabalhos já realizados, alguns destaques são “Geração Baby Boomers” (2022), “Senhora dos Afogados” (2017), “Homens de Papel” (2016), entre outros. Além das peças, o artista também integra o elenco do longa metragem “Stand Up – Minha Vida É Uma Piada”, disponível no Telecine e Globoplay. 

Em 2024, atuou em São Paulo nos espetáculos “Memórias do Mar Aberto: Medeia Conta Sua História” e na adaptação “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. 

Cléo Ventura

Foto: Facebook/Reprodução

Cleusa Terezinha Ventura, mais conhecida como Cléo Ventura, se formou na Escola da Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), de acordo com informações do Wikipédia. 

Aos 75 anos de idade, Cléo Ventura já atuou em produções da RecordTV e SBT, como em “Razão de Viver”, “Pérola Negra”, “Seus Olhos”, “Uma Rosa com Amor” e “Cúmplices de um Resgate”.

Também empresária, a atriz criou uma empresa de comunicação em 1990 para atender o mundo corporativo e, durante 20 anos de atividade, montou dezenas de espetáculos para treinamentos e lançamento de produtos, tendo clientes como Bradesco, Avon, Itaú, Natura, entre outros. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTAS NOTÍCIAS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *