Na última quarta-feira, 17, às 13h30, uma ação reuniu lideranças no Sindicato Rural do município para o lançamento do programa “Semear é Cuidar”, cujo objetivo é facilitar o acesso a exames de detecção do câncer de mama e do colo do útero às mulheres que vivem na zona rural.
A iniciativa é uma extensão do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/Senar-SP), realizado pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). O projeto foi promovido em parceria com o Sebrae de Ourinhos e de Santa Cruz do Rio Pardo.
O “Semear é Cuidar” dedica pelo menos 50 combos de exames médicos e adicionais, como ultrassom, mamografia, biópsia, entre outros, em laboratórios credenciados e com locomoção e alimentação pagos para produtoras rurais, segundo o presidente do Sindicato, Antônio Salvador Consalter.
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, revelou que o programa surgiu de uma demanda reprimida. “Descobrimos que 86% das mulheres que vivem no campo não têm oportunidade de fazer o exame de mamografia”, enfatiza.
De acordo com Ana Luiza Carvalho, diretora institucional da ONG Orientavida, apoiadora da causa, a intenção é mobilizar a prevenção do câncer e selecionar mulheres com maior necessidade de atendimento, principalmente às que vivem em áreas vulneráveis e não têm planos de saúde.
Para as interessadas, a busca pode ser feita no Sindicato Rural. Além de Santa Cruz do Rio Pardo, mais de 40 municípios já foram atendidos pelo programa que completa 15 meses de existência.
A apresentação foi conduzida por Adriana Menezes, Ana Eliza Angelieri, Ana Luiza Carvalho, Antônio Salvador Consalter, Juliana Farah e Natália Mitiko Aono.
No encontro, também marcaram presença vereadores da situação, representantes da Associação Comercial, a secretária de saúde Elaine Milo Nardo Marteline e a secretária de comércio e indústria Mara Araújo.
Deixe um comentário