O SAMU Regional tem uma nova central de regulação, desta vez em Santa Cruz do Rio Pardo. Na tarde desta terça-feira, 4, começou a funcionar no município a Central de Regulação Médica do SAMU 192, que faz parte do rateio feito pela União dos Municípios da Média Sorocabana (Ummes). A nova central fica localizada em uma sala no edifício Abelardo Pinheiro Guimarães, na avenida Tiradentes, e será responsável por regular as chamadas dos dez municípios que compõem o rateio do SAMU, Santa Cruz do Rio Pardo, Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Bernardino de Campos, Óleo, Timburi, Ipaussu, Chavantes e Canitar.
A central conta com espaço para três atendentes e um médico regulador, que estarão disponíveis 24 horas por dia. Quando a ligação chega na central, o atendente coleta as primeiras informações sobre a ocorrência, e em seguida passa para o médico regulador que determinará qual categoria de ambulância é a mais indicada para a ocorrência. A novidade da vez é que a central fica fora de uma base do SAMU, como acontecia anteriormente, o que promete melhorar a qualidade do atendimento e o tempo resposta dos atendimentos.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani, o prefeito de São Pedro do Turvo e presidente da Ummes, Marquinho Pinheiro, o prefeito de Óleo, Jordão Vidotto, de Bernardino de Campos, Wilson Garcia e de Ribeirão do Sul, Salma Beffa.
Após a saída de Ourinhos do rateio regional do SAMU, a região passou a ter duas centrais de regulação, uma em Ourinhos que atende apenas Ourinhos e Salto Grande, e outra em Santa Cruz atendendo os demais municípios da região. Com a nova central de regulação o distrito de Caporanga ganhou uma sub base do SAMU, que dará suporte para o distrito e também para o município de Espírito Santo do Turvo, outro município que também ganhou uma sub base foi o de Canitar.
Assista a reportagem:
Deixe um comentário