A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo informou por meio de nota nesta terça-feira, 8, que investiga a morte de um homem de 39 anos de idade por suspeita de febre maculosa. O órgão não divulgou mais detalhes, como os locais suspeitos onde a vitima pode ter se infectado.
A Febre Maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros – a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.
É uma doença que começa de forma repentina, com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e se tornam salientes.
Por essa razão, é de extrema importância informar durante o atendimento se esteve em regiões onde há cavalos ou animais silvestres ou em locais onde foram registrados casos de febre maculosa.
Para se proteger e facilitar a visualização dos carrapatos e dos micuins é muito importante que, ao entrar em locais de mato, a pessoa esteja de calças e camisa compridas e claras e, preferencialmente, de botas. A parte inferior das calças deve ser posta dentro das botas e lacrada com fitas adesivas. Se possível, evitar caminhar em áreas infestadas por carrapatos. Aos primeiros sintomas é necessário procurar imediatamente o tratamento médico.
Deixe um comentário